O Exame Toxicológico de larga janela de detecção é um tipo de exame que utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas em sua análise destinado à verificação do consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas, com análise retrospectiva mínima de 90 (noventa) dias.
Quais os tipos de exames Toxicológicos?
Os exames de urina ou saliva (fluídos orais) detectam o consumo de drogas até 3 dias após sua ingestão. Já os exames de larga janela (realizados em queratina – cabelos, pelos ou unhas) detectam o consumo de drogas nos últimos 3 meses ou mais.
Quanto tempo o exame toxicológico consegue detectar as drogas?
O Exame toxicológico consegue detectar as drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias), a partir da coleta de cabelos. Em pelos do corpo, o tempo para detectar as drogas no organismo é de seis meses (180 dias).
Free public preview↑/↓Only visible to members
Quais drogas são pegas no exame toxicológico?
Substâncias reconhecidas pelo exame toxicológico
- Anfetamina, estimulante da atividade do sistema nervoso central;
- Cocaína e derivados, como o crack;
- Codeína;
- Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE);
- Maconha e seus derivados, como skunk e haxixe;
- Metanfetaminas, como meth, ice e speed;
- Heroína;
Qual droga reprova no exame toxicológico?
Dentro desses três campos, podemos encontrar as seguintes substâncias, que são normalmente investigadas neste tipo de exame: Maconha e derivados; Cocaína e derivados (merla, crack e outros); Opiáceos (heroína, morfina, codeína e outros).
Regras [ exames toxicológicos ] para motoristas entram em vigor
Motoristas das categorias C, D e E devem fazer os exames a cada 2 anos e seis meses previsto na legislação.
Os motoristas de veículos de carga, ônibus e afins que não realizarem exames toxicológicos a cada dois anos e seis meses serão punidos com infração gravíssima e multa multiplicada por cinco.
Três trechos da Lei 14.599/23, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, foram restaurados após o Congresso Nacional decidir pela derrubada dos vetos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao texto que gerou a norma. Com a decisão, os trechos foram promulgados e publicados no Diário Oficial da União em 2023.
REALIZAMOS EXAMES TOXICOLÓGICOS
Consulte-nos para realização desse Exame obrigatório para empresa, e evite multas no eSocial do Governo.
EXAMES TOXICOLÓGICOS
Motoristas profissionais. Fale com nossos Consultores SST
Dispositivos retomados
Entre os três dispositivos retomados está o que estabelece que condutores das categorias C, D e E com idade inferior a 70 anos incorrerão em infração gravíssima se não realizarem novo exame de detecção de drogas no organismo a cada dois anos e seis meses.
A contagem começa da obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação, independentemente da validade dos demais exames já realizados.
www.bonasaude.com.br